Conheça o PAF

Software PAF - Programa de Assistência ao Fumante

Tabagismo é a primeira causa evitável de morte. A Organização Mundial de Saúde  considera o tratamento do tabagismo como intervenção de melhor relação de custo-eficácia em medicina.

A pesquisa “ STOP” -  Smoking: The Opinion of Physicians, avaliou a opinião de 2836  médicos sobre tabagismo, em 16 países , e revelou que um maiores desejos  dos médicos seria receber treinamento adequado para tratar o tabagismo. Neste ponto, o uso do software PAF – Programa de Assistência ao Fumante, passa ser um aliado importante, pois esta ferramenta permite ao médico realizar consulta direcionado ao tratamento tabagismo. Os questionários do software são específicos e foram desenvolvidos baseados na experiência da Dra Jaqueline Scholz Issa, ao longo de 17 anos à frente do Programa Ambulatorial de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Este modelo de atendimento foi desenvolvido por ela e se baseia na relação médico-paciente e na prescrição de fármacos para tratamento da abstinência ao tabaco. Neste período foram tratados mais de 5000 pacientes de forma individualizada.

O software PAF oferece escala de avaliação complementar de dependência a nicotina (escala de Consumo Situacional de Tabaco – ISSA.JS) que permite dimensionar a dependência ao tabaco, independente do consumo/dia,  e assim, elaborar estratégia terapêutica individualizada e abrangente. O software PAF também possui uma escala de avaliação de conforto do tratamento (escala PAF - ISSA, JS) que permite quantificar a intensidade dos sintomas da abstinência e assim, reorientar a conduta, permitindo melhorias nas taxas de sucesso na interrupção do tabaco. Alem dessas vantagens, esta ferramenta é um banco de dados para pesquisa clínica, permitindo ao clinico ter acesso a informações como numero de pacientes tratados, taxa de sucesso, avaliação de causas de recaída, eventos adversos, e várias informações  relativas ao tratamento tabagismo.  Para facilitar ainda mais o uso, o acesso ao sistema PAF é feito via web.

Se você é médico e quer saber mais sobre o PAF entre em CONTATO

- Sobre o PAF
- Jornal SBT - matéria PAFWEB 2011
- Entrevista HCTV sobre o PAF

Voltar

Edifício Silver Tower - Rua Professor Afonso Bovero 600, esquina com Rua Apinagés 1100 - 11º andar - conjunto 1110
Sumaré - São Paulo – Capital - CEP.: 05017-000
Telefone.: (11) 3675-2629 | Celular.: (11) 9132-4419
Estacionamento no local
Política de Privacidade